CONVIDADOS
Boppre por Leonardo SantosII.jpg

FERNANDO BOPPRÉ - curador e escritor, nascido em Florianópolis, atualmente vive e trabalha em Chapecó, livreiro da Humana Sebo e Livraria e coordenador editorial da Editora Humana. Mestre em história cultural (UFSC), dirigiu o filme “Pequenos Desencontros”. Autor do livro de poemas “Poço Certo” (Caiaponte Edições, 2020). Foi diretor do Museu Hassis, presidente do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) e chefe de Serviço do Museu Victor Meirelles, do Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. Foi professor da escola pública básica municipal e estadual, além de professor de museologia da Universidade Barriga Verde. Realizou como curador mais de 50 exposições nos últimos 15 anos.

___

arquivo pessoal_3.jpg

LILIAN VILELA - consultora em acessibilidade, artista da dança, pesquisadora e professora. Tem graduação em dança (bacharelado e licenciatura), mestrado na área de educação motora e doutorado em educação, todos pela Unicamp. Tem formação como educadora do Movimento Somático no programa Body-Mind Centering™ (BMC) e especialização no Sistema Laban/Bartenieff (FAV/RJ). Tem obras artísticas premiadas por instituições como Ministério da Cultura (MinC), Funarte, SEC-SP e Secretaria da Cultura de Campinas. Escreveu artigos em periódicos e livros, autora dos livros “Metodologia Sesi SP de Dança” e “Uma Vida em Dança: Movimentos e Percursos de Denise Stutz”. Desde 2015 é professora do Instituto de Artes da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), em São Paulo.

___

Moukarzel.jpg

LUIZ MOUKARZEL – atual diretor de cultura e arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), ocupou cargos em conselhos do Estado e no Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, onde foi secretário municipal de cultura de Florianópolis (2013-16). Coordenador do programa Cultura do Sesc em Santa Catarina, criou o Circuito Catarinense de Música – projeto de circulação estadual, Em Cena Catarina – Circuito Catarinense de Teatro; Mostra Sesc de Música, entre outros, além de atuar como curador dos projetos Palco Giratório e Sonora Brasil junto ao Sesc nacional (1996-07). Pesquisador e músico, atua nas áreas de música, teatro e literatura. Foi fundador e participante como músico de grupos em Santa Catarina, entre eles, Grupo Engenho, Ars Antiqua e Grupo Ecos. Produtor na área musical, participou da equipe de produção do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea (2008-10).

___

Foto de Cris Prim.jpg

MARCO MARTINS - graduado em cinema pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Trabalha com cinema e TV há mais de 20 anos. Atua principalmente na direção de cena, escrita de roteiros e montagem. Transita entre a ficção, o documentário e o videoclipe. Dirigiu, escreveu e editou uma série de curtas premiados, documentários e séries docs para TV aberta, totaliza mais de 20 produções. Com os curtas da “Trilogia da Paixão Marginal”, “Veludo & Cacos-de-Vidro” (2004) e “Beijos de Arame Farpado” (2009), conquistou mais de dez prêmios em festivais nacionais e internacionais.

___

Néri Pedroso Foto Div (2).jpg

NÉRI PEDROSO jornalista com experiência em jornalismo cultural e na implantação de projetos jornalísticos, como cadernos e suplementos especiais. Pesquisa e escreve sobre arte visuais e dança contemporânea. Assina artigos em livros, como “Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções]”, “Construtores das Artes Visuais – Cinco Séculos de Arte em Santa Catarina Vol. 1” (Tempo Editorial), “Percurso do Círculo – Schwanke Séries, Múltiplos e Reflexões” (Contraponto) e no e-book “Múltipla Dança – 10 Anos em Encontros”.  Autora de livros, entre eles, “Hassis” (Tempo Editorial) e “Associação Pró-Música e Darcy Brasiliano dos Santos: Construção de Sentidos” (Bernúncia). Assessora e produz conteúdo para projetos de artes visuais e de dança contemporânea selecionados por diferentes editais de estímulo à cultura na esfera municipal, estadual e federal. Desde 2013, integra a equipe técnica do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea. Integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). 

Néri Pedroso também fará a mediação em duas mesas-redondas do evento.

___

_Paula Albuquerque_acervo pessoal_02.jpg

PAULA ALBUQUERQUE - designer gráfica e jornalista com foco em projetos culturais. Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2005). Assina a identidade visual e os materiais gráficos do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, do qual é uma das articuladoras (2007-22), Fidé Brasil – Festival Internacional do Documentário Estudantil (2012-22), Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita, 2019), Projeto (A)Gentes do Riso (2016-22), Festival de Música Contemporânea Aliança Francesa (2008-10), Orquestra Filarmonia Santa Catarina (2010-14), além de projetos de livros de arte, fotografia e literatura, revistas, catálogos de exposições, CDs, peças gráficas para espetáculos teatrais, shows, eventos, entre outros. Curadora das exposições “2019 – Pinturas de Fabio Dudas” (Tralharia Antique, 2019), e “Gaveta – Arte Gráfica que Ninguém Viu” – peças gráficas assinadas por Daniel Olivetto (Galeria do Sesc Itajaí, 2018). Membro do Comitê Cultural da Aliança Francesa de Florianópolis (2005-08), responsável pela edição e editoração do jornal cultural bilíngue La Baguette, e pela criação de peças gráficas para campanhas da instituição, e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Barca dos Livros (NEP), em Florianópolis (2018/20). Conheça seu portfólio neste link.

___

Foto_Marco Cezar.jpg

SANDRA MEYER (Midiateca da Dança) - artista, pesquisadora e professora titular aposentada da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É doutora em comunicação e semiótica. Escreveu “A Dança Cênica em Florianópolis” (1994) e “As Metáforas do Corpo em Cena” (2009, 2011). É co-autora dos livros “Tubo de Ensaio - Experiências em Arte e Dança Contemporânea” (edição de autor, 2006); Composição [Intervenções e Interseções]” (Instituto Meyer Filho; Itaú Cultural, 2016); “Seminários de Dança I e II” (Joinville, 2008 e 2009); “Coleção Dança Cênica – Pesquisas em Dança, Volume 1” (Joinville, Letra d'Água, 2008) e Coleção “Dança Cênica – Histórias de Dança, Volume II” (Florianópolis, Editora Udesc, 2012). Integra o projeto Corpo, Tempo e Movimento.

___

20220311_192305.jpg

THIAGO ROSSI - graduado em letras Libras, bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez complementação pedagógica em pedagogia e pós-graduação em educação. Tem experiência como intérprete de Libras/português em diversos contextos. Na esfera artística, atuou em espetáculos de teatro, amostras de cinema e na produção da série “Crisálida”.

___

Marta Cesar.png

MARTA CESAR (mediadora) - diretora e curadora das 11 edições realizadas do Múltipla Dança - Festival Internacional de Dança Contemporânea – Florianópolis (2006-21) e co-organizadora ao lado e Jussara Xavier do e-book “Múltipla Dança – 10 Anos em Encontros”. Graduada em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1985, seguiu a carreira artística que já desenvolvia como bailarina no Balé da Cidade de São Paulo. Especialista em dança cênica (Udesc), atuou em esfera nacional e internacional em diferentes funções no campo da cultura, especialmente em dança e música. Durante 20 anos em Santa Catarina, desenvolveu atividades na produção cultural, pedagógica, acadêmica e artística. Tem experiência na área política e em gestão cultural. Muda-se para São Paulo, sua terra natal, em 2017 e, desde então, atua como autônoma na formatação e produção de projetos sócio culturais e como parecerista em projetos culturais municipais, estaduais e nacionais.

___