EQUIPE MÚLTIPLA DANÇA - DIÁLOGOS 2022
Marta Cesar.png

MARTA CESAR é diretora, coordenadora de programação e curadora do Festival Múltipla Dança, nas 11 edições do Festival, realizadas entre 2006 e 2021. Ao lado de Jussara Xavier, publicou e organizou o e-book Múltipla Dança - 10 anos em encontros. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco) em 1985, seguiu a carreira artística que já desenvolvia como bailarina no Balé da Cidade de São Paulo. Especialista em Dança Cênica (Udesc), atuou em diversas funções na área cultural, especialmente na área da dança e da música na esfera nacional e internacional. Durante 20 anos no estado de Santa Catarina, desenvolveu funções na área da produção cultural, atividades pedagógicas, acadêmicas e artísticas, atuando, inclusive, na área política. Mudou-se para São Paulo, sua terra natal, no ano de 2017 e, desde então, atua como autônoma na formatação e produção de projetos na área cultural e social e como parecerista em projetos culturais municipais, estaduais e nacionais.

___

Néri Pedroso Foto Div (2).jpg

NÉRI PEDROSO é jornalista e desde 2013 faz parte da equipe técnica do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea como assessora de imprensa e articuladora do Festival. Jornalista com experiência em jornalismo cultural e na implantação de projetos jornalísticos, como cadernos e suplementos especiais. Pesquisa e escreve sobre arte visuais e dança contemporânea. Assina artigos em livros, como “Tubo de Ensaio – Composição [Interseções + Intervenções]”, “Construtores das Artes Visuais – Cinco Séculos de Arte em Santa Catarina Vol. 1” (Tempo Editorial), “Percurso do Círculo – Schwanke Séries, Múltiplos e Reflexões” (Contraponto) e no e-book “Múltipla Dança – 10 Anos em Encontros”.  Autora de livros, entre eles, “Hassis” (Tempo Editorial) e “Associação Pró-Música e Darcy Brasiliano dos Santos: Construção de Sentidos” (Bernúncia). Assessora e produz conteúdo para projetos de artes visuais e de dança contemporânea selecionados por diferentes editais de estímulo à cultura na esfera municipal, estadual e federal. Desde 2013, integra a equipe técnica do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea. Integra a Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

___

_Paula Albuquerque_foto Fabio Dudas_01.jpg

PAULA ALBUQUERQUE é nossa designer gráfica e responsável por alimentar nosso site e o nosso Instagram. Ao lado de Marta Cesar, Néri Pedroso e Gisele Martins, é uma das articuladoras do Festival Múltipla Dança. Designer gráfica e jornalista com foco em projetos culturais, assina a identidade visual e os materiais gráficos do Múltipla Dança (2007-2021), FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação (2019), FIDÉ Brasil – Festival Internacional do Documentário Estudantil (2012-2022), projeto (A)Gentes do Riso (2016-2022), Festival de Música Contemporânea Aliança Francesa (2008-2010), Orquestra Filarmonia Santa Catarina (2010-2014), além de projetos de livros de arte, fotografia e literatura, revistas, catálogos de exposições, CDs, peças gráficas para espetáculos teatrais, shows, eventos, entre outros. Curadora das exposições 2019 – pinturas de Fabio Dudas (Tralharia Antique, 2019), e Gaveta – Arte Gráfica que Ninguém Viu – peças gráficas assinadas por Daniel Olivetto (Galeria do Sesc Itajaí, 2018). Membro do Comitê Cultural da Aliança Francesa de Florianópolis (2005-2008) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Barca dos Livros (NEP), em Florianópolis-SC (2018-2020). Conheça seu portfólio neste link.

___

IMG_9639.JPG

GISELE MARTINS é articuladora do Múltipla Dança e nossa produtora executiva. Graduada em turismo pela Faculdade Estácio de Sá de SC (2004), logo passou a trabalhar com publicidade como assistente em filmes publicitários e produções de curtas catarinenses. Entrou para a produção de festivais como o Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea e também o Festival de Música Contemporânea e realizou a produção de dança e cinema da Maratona Cultural de Florianópolis nas três primeiras edições. Por três anos, responde pela produção de eventos do departamento de comunicação da Federação do Comércio de Santa Catarina (Fecomércio/SC). Em janeiro de 2016, fez a produção e curadoria da exposição "O Fotógrafo Também Dança", do fotógrafo Cristiano Prim, em comemoração aos 20 anos do artista em Santa Catarina. Retornou ao Múltipla Dança em 2021/2022.

___

Prim.jpg

CRISTIANO PRIM integra a equipe técnica do Múltipla Dança desde o início, em 2006, sendo o responsável pelos registros fotográficos e em vídeo do festival. É artista e fotógrafo, licenciado em educação artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especializado em retratar o movimento nas artes cênicas tem uma trajetória profissional de mais de 20 anos reconhecida pelo talento e uma produção que aponta questões poéticas que se expandem num campo sem fronteiras entre arte, imagem e história. Fotógrafo do teatro Ballhaus Naunynstraße em Berlim/Alemanha (2016), integra o Grupo Cena 11 Cia. de Dança, na qual atua como cenotécnico (1995-2014) e faz a sua documentação em foto e vídeo. Atende também as escolas de dança de Florianópolis como Arte.Dança, Cenarium e Garagem da Dança. Documentou shows de Elza Soares, João Bosco, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes, do uruguaio Jorge Drexler, entre outros. Seu arquivo inclui registros do Festival Internacional de Música Contemporânea, Fita Floripa, Baila Floripa, Palco Giratório e Floripa TAP. Coordena a cobertura fotográfica da Maratona Cultural de Florianópolis (2011-13). Conheça seu site aqui.

___

Alan_foto Sansara Buriti.jpeg

ALAN LANGDON é o responsável pela parte audiovisual e transmissão do nosso evento no YouTube. Bacharel em belas artes - cinema, vídeo e animação pela Rhode Island School of Design (Providence, RI, EUA, 2000), é artista visual e documentarista. Ao mesclar os gêneros de documentário pessoal e experimental, suas obras sinalizam buscas que nascem de sentimentos, para desenvolver um diálogo entre o subjetivo e a experiência coletiva. Além de curta-metragens como “Em Busca da Saleira Perdida” (2000), “Betóva - o ano da cachorra” (2010) e “O Retrato de Doriana Extra Cremosa com Sal” (2007), é co-diretor de dois documentários longa-metragem; o premiado “Sistema de Animação” (2009) e “Nada Precisou Ser Refeito” (2018), ambos com o músico Toucinho Batera.

___

Charlone_.jpeg

CARLOS CHARLONE é quem cuida da sonorização do nosso evento. Natural do Uruguai, mora Florianópolis desde 1987, foi sócio proprietário da Clave Produções, onde participou como técnico de som e produtor de muitos comerciais e CDs de bandas locais. Em 1998 começou a trabalhar com som ao vivo atuando em eventos locais e fora do Estado. Já sonorizou artistas como Sandra de Sá, João Bosco, Hamilton de Holanda, Derico, entre outros. Participa de projetos de lei de incentivo à cultura tais como Domingo com Teatro, Dança em Cena, Dança em Trânsito, Sexta Jazz, Maratona Cultural, Hoje é dia de Jazz Bebê, CCQ, Curta o Parque.

Danielle_arquivo pessoal.jpg

DANIELLE SOUSA (Libras) é doutora e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma). Tradutora/intérprete de Libras-português desde 2010 no Centro de Ensino e Apoio a Pessoa com Surdez (CAS/MA). Foi professora colaboradora junto ao Departamento de Libras da UFSC (2019-21). Tem certificação de proficiência em tradução/interpretação Libras/português/Libras nos níveis médio e superior. Atua principalmente nos temas educação bi/multilíngue, ensino de Libras como língua adicional para ouvintes, tradução/interpretação Libras/português.

___

Jessica 1_edited.jpg

JÉSSICA FRANCINE CARDOSO (Libras) é graduada em serviço social e em letras Libras/bacharelado pela UFSC. Atua profissionalmente há oito anos nos contextos educacionais, artísticos, conferências, eventos, palestras, curso entre outros. Atualmente é intérprete de Libras da UFSC e educadora quilombola.

___