HOMENAGEM:
IDA MARA FREIRE

AUTORRETRATO (por Ida Mara Freire)

 

Observando silenciosamente o mundo e interagindo com sua família e a vizinhança, aprendeu a ler e a ver as horas antes de frequentar uma escola.

A escrita assim aconteceu: rastros no espaço, traços de paisagens humanas, registros diários em lápis e papel.

Mas, entre o não ver e ser visto – a diferença vivida seja na cor da pele, na condição feminina, na trajetória espiritual, e também estudada tornou-se dança, palavra, e hoje se apresenta como palavra dançada: ela é pedagoga, especialista em dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão...

Atualmente, além de dedicar-se à escrita, ela encoraja mulheres na dança da vida.

---

Membro do conselho editorial do periódico Research in Dance EducationIntegrante do Alteritas - grupo de estudos e pesquisas sobre diferença, arte e educação. Desenvolve projeto voluntário na área da dança, na Associação Catarinense de Integração do Cego (Acic). Dedica-se ao projeto Jornadas Criativas, no qual encoraja pessoas à dançarem suas histórias. Autora do site Danças Invisíveis e Outras Corpografias – www.idamarafreire.com.br. Desde 2009, assina críticas de dança para o jornal Notícias do Dia (Florianópolis/SC). Fundou e dirigiu o Potlach Grupo de Dança, produzindo o espetáculo e a videodança Quatro (2005), e a videodança Que Sei Eu? (2009).

Professora aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autora do livro Um Olhar sobre a Criança: estudo exploratório sobre as experiências da criança vidente e não-vidente de dois anos de idade (NUP, 1995). Coorganizadora da publicação Um Olhar sobre a Diferença: interação, trabalho e cidadania (Papirus, 1998).

Fez graduação em pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984), especialização em dança cênica pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/2000), mestrado em educação especial (educação do indivíduo especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1989), doutorado em psicologia (psicologia experimental) pela Universidade de São Paulo (1995), pós-doutorado em tópicos específicos da educação (Disability Arts) pela University of Nottingham (2002), pós-doutorado na área de dança na Universitiy of Cape Town, África do Sul (2012).

© 2016 Múltipla Dança.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now