LANÇAMENTO DE LIVRO
Arnaldo.jpg

Historiografia da Dança – Teorias e Métodos 

Rafael Guarato (Org.), Ed. Annablume, 2018

28 de maio, 20h, YouTube

Conversa com autores: Rafael Guarato (GO), Beatriz Cerbino (RJ) e Arnaldo Alvarenga (MG)

A obra oferece diferentes procedimentos e correntes de pensamento sobre história da dança. Adquira o livro aqui.

Textos e autores: Ocultações e Revelações da Primeira Pessoa: Os Diários de Bronislava Nijinska’s – Lynn Garafola | Dança, Dinheiro e Mercado: A Economia da Dança pelo Viés Historiográfico – Rafael Guarato | Serge Lifar e os Discursos Entreguerras do neoclassicismo francês (1930-1939) – Mark Franko | Biografias, Autobiografias, Perfis Biográficos e Histórias de Vida: Reflexões sobre Fontes para uma Historiografia da Dança – Arnaldo Alvarenga | Memórias do Presente, Ficções do Passado – Susana Tambutti Maria Martha Gigena | Historiografia Dançada: Escritas Memoriais a Partir da Dança do Cisne – Andréia Nhur | Histórias de Si: Outros Modos de Inventar-se em Dança – Rosa Primo | Autoria como Dramaturgia no Corpo – Beatriz Cerbino Paola Scchin Braga | Dança, História, Psicanálise – Marcio Pizarro Noronha.

RAFAEL GUARATO é historiador da dança e professor do curso de graduação em dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás (UFG). Autor de artigos publicados em diferentes periódicos internacionais e dos livros Dança de Rua: Corpos para Além do Movimento (2008) e Ballet Stagium e a Fabricação de um Mito (2019).

 

BEATRIZ CERBINO é professora da Universidade Federal Fluminense, no curso de graduação em produção cultural e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes. É pesquisadora do INCT Proprietas, pesquisadora colaboradora da Rede Ibero-Americana de Videodança, e pesquisadora do TEPe - Technologically Expanded Performance. Tem publicações na área de história da dança, dança para a tela e autoria em dança.

 

ARNALDO ALVARENGA é formado em dança pelo Trans-Forma Centro de Dança Contemporânea e em leitura corporal (fisiognomonia) pelo Núcleo de Terapia Corporal, ambos em Belo Horizonte. Graduado em geologia (UFMG); mestre e doutor em educação (UFMG). É professor associado dos cursos de graduação em teatro e de dança (UFMG) e da Pós-Graduação em Artes (UFMG). Tem livros e artigos publicados. Desenvolve pesquisas na área de estudos corporais, memória e história da dança.    

(Fotos: arquivos pessoais)